quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Eu assisti! "O Castelo Animado"



O Castelo Animado

Autor: Hayao Miyazaki
Anime: Filme [120 min]
Estúdio: Ghibli [Versão Nacional: PlayArt]
Música Tema: Sekai no Yakusoku


Critica e sinopse (Por Richard James Havis)

O mago Howl e Sofi
"O Castelo Animado" é mais um sofisticado filme de animação do mestre japonês Hayao Miyazaki, ganhador do Oscar pelo longa "A Viagem de Chihiro".
O filme é a fantasia mais complexa criada pelo diretor. O trabalho deixa de lado a narrativa linear e o reducionismo moral, optando por uma abordagem repleta de sentidos, que refletem as contradições da vida real.
Miyazaki exerce comando forte sobre uma história ampla e, com habilidade, convence o espectador a tentar decifrar as motivações sutis dos personagens. Assim, embora seja difícil compreender exatamente o que se passa, esse esforço nunca é maçante.
Baseado num livro infantil da escritora britânica Diane Wynne Jones, "O Castelo Animado" foi sucesso enorme no Japão, onde arrecadou 192 milhões de dólares.
Mas as perspectivas do filme no resto do mundo não são igualmente certeiras. A trama é tão multifacetada que vai confundir as crianças, sem falar que não possui os heróis e vilões claramente definidos que normalmente caracterizam os filmes de animação. É como personagens da vida real.
Howl e Sofi
Os críticos encontrarão muito o que comentar no filme, mas o público geral pode ficar confuso com a complexidade, principalmente crianças.
Os primeiros filmes de Miyazaki, como "Meu Vizinho Totoro", exploraram a mentalidade típica da condição de jovem, com seus sonhos, suas esperanças e desilusões. Alguns de seus trabalhos posteriores, como o maravilhoso "A Princesa Mononoke", acrescentaram temas sociais e ecológicos. "O Castelo Animado" representa mais um passo criativo do diretor.

REALISMO MÁGICO

"Castelo Animado" é ambientado numa cidade fictícia na qual os cidadãos comuns convivem com a magia, feiticeiros e bruxas.
Cálcifer
A história segue a vida de um jovem feiticeiro errante, Howl, e suas tentativas de evitar o alistamento militar obrigatório, que o fará lutar numa guerra que está em curso.
Em torno desse centro, Miyazaki constrói algumas outras tramas que se entremeiam: uma garota que envelhece devido a um feitiço, uma bruxa mal-humorada, uma feiticeira da realeza, um espírito do fogo demoníaco, mas amistoso, e um aprendiz de feiticeiro que é o único que consegue ver Sofi ainda jovem, sem o feitiço.
Miyazaki mergulha fundo em seus personagens para encontrar a humanidade e compaixão que se encontram nos corações de todos eles.
Como é de costume com o diretor, as criações visuais são fantásticas. O castelo titular é uma construção antropomórfica imensa que protege Howl dos soldados do rei.
Os Homens-Bolota da bruxa parecem saídos de um quadro de Yves Tanguy. Com ironia bem-humorada, Howl é desenhado de maneira convencional, como típico herói de animes. Muitas das referências visuais são germânicas, fazendo alusão aos contos de fada dos Irmãos Grimm.
Quando "A Viagem de Chihiro" dividiu com o longa "Domingo Sangrento" o Urso de Ouro do Festival de Berlim, em 2002, isso marcou um avanço para a aceitação dos animes como forma de arte. "O Castelo Animado" deve levar esse processo mais um passo adiante.


Minha opinião
Atenção:
 se vc quer assistir o castelo animado e não quer saber de muitos detalhes, não leia por que contém Spoiler 

Mucho bem, eu assisti esse filme a uns dois anos atrás mais ou menos, só que revi ele esses dias com mais calma e pude aprecia-lo mais. E bem, ele é lindo! **
Forma real de Howl
Howl é meu personagem favorito, adoro o jeitinho dele! Mesmo que ele dê aqueles pits dele, (qnd a Sofi trocou os xampus por exemplo) ele continua cheio de charme, meigo, gentil e encantador, cujo único defeito é a vaidade. Um defeito que nem dura mto rs.
Calcifer é um demônio, (que de demônio não tem nada)  que controla o castelo e tem um pacto estranho com o mágico. Ele é uma gracinha =D  Gosto muito o cabeça de nabo tbm. E o Markal é um  fofucho.
Muitas coisas acontecem no decorrer da história, coisas que surpreendem bastante inclusive, o que deixa o enredo mais interessante ainda.
Howl e Sofi, cenas finais
A bruxa que tranforma Sofi acaba pagando na mesma moeda porque depois é transformada em uma mulher mais velha do que ela havia deixado Sofi (na verdade ela volta a sua real idade) Só não sei como eles ficaram cuidando daquela veia. Se fosse eu jogava ela na rua. Mas como é filme a gente tem que admirar a burrice bondade da Sofi e tbm do Howl, afinal ela persegue ele o tempo todo e qse o mata, roubando o coração dele de Calcifer (eu falei pra você não ler se ainda não tinha assistido u.u)
Sem dúvida um dos animes mais lindos. Esses japas capricham muito não? Não só nos traços (o que é inegável) mas tbm na história. Se você pega pra comparar um filme\anime japonês e um americano (nem que seja da Disney mesmo) o japonês ganha facinho. Incrível.
Se eu recomendo? Muito. É lindo e apaixonante. Nunca vi ngm que assistiu o Castelo animado falar mal. Pelo contrário, todas as criticas são positivas. Nota dez! Porém é realmente complexo de entender, como por exemplo o fato de Howl ser tão vaidoso e seu castelo ser imundo. Tem toda uma logica ai, como já é típico do Miyazaki colocar coisas com significados que requerem maior interpretação em seus filmes (eu mesmo nem sei se entendi o castelo animado ainda rs). Não é um filme para crianças, principalmente em questão de lógica. 




E VC? 
JÁ ASSISTIU O CASTELO ANIMADO OU VAI ASSISTIR? 
CONTA AI PRA GENTE O QUE ACHOU =D
                                                                          

2 Comentarios:

Liih Marks disse...

O.o parece da hora!! vou assistir depois!! XD

Anônimo disse...

hehe, é legal sim Lih!! Eu adoro **

Postar um comentário